![]() |
| Crédito: vetor criado por pch.vector. (Reprodução/Freepik) |
Ainda que seja importante manter-se informado quanto ao que está acontecendo no mundo, chega uma hora em que nossa mente só quer um descanso de tantas notícias, em grande maioria ruins. Nesses momentos, ter o poder de se teletransportar para realidades e vidas completamente distintas da nossa parece ser um convite irrecusável, e nada melhor do que a leitura para nos ajudar com tal missão, não é mesmo?
Portanto, para aqueles que estão, justamente, buscando um bom escapismo da realidade atual, além de diversão, é claro, e aproveitando que hoje é Dia Mundial do Livro, irei indicar aqui 6 ótimos livros de fantasia para se desligar do mundo. Confira:
1. HIS DARK MATERIALS (FRONTEIRAS DO UNIVERSO), PHILIP PULLMAN
Embora tenha sido lançada na mesma época que Harry Potter, a série literária His Dark Materials (Fronteiras do Universo), de Philip Pullman, acabou sendo menos popular no Brasil, do que a escrita por J. K. Rowling, mas isso em nada reduz sua grandeza. Composta pelos livros, A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar, a trilogia foi adaptada pela BBC, em formato de série, atualmente na segunda temporada, transmitida por aqui pela HBO, além da primeira obra ter virado filme - odiado pelos fãs -, em 2007.
No primeiro livro somos introduzidos a um mundo parcialmente parecido com o nosso, porém com inúmeras particularidades, já que ali todos possuem daemons, animais conectados aos seres humanos e que representam sua essência. Também somos apresentados à Lyra, uma corajosa garota que parte rumo ao norte, numa tentativa de salvar seu amigo Roger, que foi levado junto a outras crianças para Bolvangar, lugar onde são realizados experimentos de intenções obscuras nos prisioneiros. Contudo, não demora muito para Lyra entender que sua missão não se restringe a salvar seu melhor amigo, além de ser muito mais perigosa do que ela imaginava.
Mesmo com uma premissa que a princípio possa soar infantil, os temas abordados nas obras são, na verdade, bem maduros, tais como religiosidade, lealdade, pecado, relações familiares complicadas, dentre outros, um exemplo de literatura juvenil perfeita para todas as idades. Depois disso tudo, não preciso nem dizer o quanto amo todos os três livros, que, em minha polêmica opinião, são melhores do que Harry Potter, apesar de também amar a saga do bruxo.
2. THE INVISIBLE LIFE OF ADDIE LARUE, V.E. SCHWAB
O que você faria se pudesse viver para sempre, porém fadado a uma vida invisível, onde ninguém lembra da sua existência? Pois essa é a vida que Addie LaRue foi condenada a viver, após ter feito um pacto com a sombra, sem imaginar que seria apagada da memória de todos que a conheciam ou viessem a conhecê-la. Neste livro, inicialmente ambientado em 1714, acompanhamos a história de Addie por 300 anos, até que, um dia, misteriosamente, alguém se lembra dela.
Com uma narrativa intrigante, daquelas que vai te prender do início ao fim, além de te surpreender com os caminhos que a vida dessa mulher "inexistente" vai tomando, com o passar do tempo, essa é, sem dúvidas, uma das minhas leituras favoritas de 2021, até agora.
3. CIRCE, MADELINE MILLER
Se você gosta de mitologia grega, este livro muito provavelmente vai te agradar. Nele conhecemos a história da feiticeira Circe, conhecida por ter mantido Odisseu em sua ilha, no clássico A Odisseia, contada a partir de sua perspectiva, desde seu nascimento, sua vida dentro dos palácios de seu pai, Hélio, seu castigo, até o envolvimento com diversos personagens mitológicos importantes. Um retrato diferente, profundo e viciante, muito distante daquele apresentado na obra de Homero.
4. THE MIDNIGHT LIBRARY, MATT HAIG
Entre a vida e a morte, existe um lugar, chamado The Midnight Library, onde estão guardados livros, capazes de nos mostrar diversas outras realidades que poderíamos ter vivido, caso pequenas mudanças em nossas vidas tivessem sido feitas ao longo do caminho. Nesta biblioteca de infinitas possibilidades, Nora Seed ganha a oportunidade de confrontar seus erros e escolher qual vida ela gostaria de estar vivendo, em qual ela poderia realmente encontrar a felicidade. Mas, teriam essas alternativas um preço?
Brilhantemente escrito e extremamente emocionante, este livro faz com que questionemos nossa própria existência, nossas escolhas e arrependimentos, além de perceber como as decisões, ainda que ínfimas, não são tão simples e livres de consequências, como possa parecer.
Veja também:





















































