Já ouviu falar sobre dopamine dressing? Conheça o conceito que aborda a relação entre roupas e felicidade

by - maio 18, 2021

look blusa estampa de flores coloridas calça jeans bolsa dior azul chapeu rosa
Foto: @marianne_theodorsen. (Reprodução/Instagram)

Quem aí nunca teve um dia que tinha tudo para ser ruim melhorado por uma roupa super especial usada? A discussão sobre a relação entre a maneira como nos vestimos e nosso humor é algo que acontece há muito, porém, agora mais do que nunca, ela se mostra válida. 

Estamos, atualmente, no segundo ano de pandemia, e, durante esse período, a relação que eu tenho com meu armário mudou muito. Com basicamente nenhum lugar para ir e nenhuma festa acontecendo, meu estoque de comfort wear aumentou, porém, com isso veio também a sensação de estagnação de estilo, passei a não me sentir bem com nada que estava vestindo. 

Depois de muita reclamação, percebi que não eram minhas roupas que haviam ficado chatas, de repente, mas sim o fato de eu não mais me divertir na hora de escolher algo para usar, afinal, não tem nada de emocionante em calça e blusa de moletom. Foi quando, a alguns meses atrás, me deparei com o termo dopamine dressing, um movimento que tem muita relação com meu dilema.

O que é dopamine dressing? 


A premissa por trás do tema é, basicamente, a de que se vestir com algo feliz, consequentemente te deixa mais feliz. Pode não fazer muito sentido agora, mas ainda vamos chegar lá. 

Assim como noções de felicidade são relativas, aquilo que é capaz de provocar em você sensações alegres também é, desse modo, cada pessoa tende a se sentir estimulada com alguma peça ou cor específica. É algo extremamente particular e sem regras, importando, apenas, os sentimentos que aquela simples peça pode te trazer. Vale lembrar que, dopamine significa dopamina, em português, um neurotransmissor relacionado ao humor e à sensação de prazer. 

look vestido amarelo manga bufante sandália de tiras salto alto com aplicações de pedras
Photo: @slipintostyle. (Reprodução/Instagram)
look calça e suéter lilas bolsa e sapato estampa zebra
Photo: @ninasandbech. (Reprodução/Instagram)
look vestido branco estampado casaco alongado rosa bota cano alto verde
Photo: @himichelleli. (Reprodução/Instagram)
look calça encerada branca e caramelo blusa com gola blazer laranja bolsa azul turquesa
Photo: @__mmaxinewylde. (Reprodução/Instagram)

Apesar de parecer algo novo, o termo é alvo de pesquisas há algum tempo. Em uma pesquisa publicada, em 2012, pelo Journal of Experimental Social Psychology, feita por Hajo Adam e Adam D. Galinsky, concluiu-se que a influência que as roupas exercem nos usuários depende do simbolismo que a peça carrega para cada um e a experiência ao usá-las. 

Coincidência ou não, se você utiliza com frequência as redes sociais, principalmente Instagram e o Tik Tok, já deve ter notado que as pessoas têm aparecido com looks cada vez mais vibrantes e alegres por lá. O minimalismo que reinava na rede do Mark Zuckerberg, por exemplo, foi contaminado por várias cores e estampas, algumas das quais já falamos por aqui. Enquanto isso, na rede social vizinha o que está bombando é a estética dos anos 90 e 2000, despertando aquela sensação gostosa de nostalgia da infância.

look camisa branca calça estampada
Photo: @fiahamelijnck. (Reprodução/Instagram)
look camisa colorida calça zebra sandália plataforma branca
Photo: @greceghanem. (Reprodução/Instagram)
look vestido vichy duas cores rosa e verde bota cano médio marrom
Photo: @thatcurlytop. (Reprodução/Instagram)

Se estamos precisando de qualquer mínimo motivo para nos sentirmos bem, em meio ao caos do momento, que façamos das nossas roupas boas aliadas então.


Quer saber mais sobre o assunto? Abaixo você confere algumas matérias (em inglês) sobre o assunto, que podem te interessar.



Posts Relacionados

0 comentários.