Welcome to the 70's

by - abril 05, 2019

Fonte: Pinterest/Reprodução
Apesar de ter como slogan o "peace and love", é inegável que os seventies, ou década de 1970, foi intensa de todas as formas possíveis. 

No cenário mundial, a economia estava em recessão. A já 'falida' Guerra do Vietnã chegava ao fim, com a retirada das tropas norte-americanas, sob o comando do presidente Richard Nixon, que mais tarde se envolveria em escândalos políticos, culminando em sua renúncia em 1974. Além disso, emergia nas ruas o anseio da população por mudanças sociais, como a busca das mulheres pelo controle de seu próprio corpo e igualdade entre os sexos, ascendendo o feminismo.

Mas o conturbado cenário da freedom land of the 70's, foi, sem dúvidas, responsável pelo fértil período artístico, irradiando influências até os dias atuais.

No cinema, estreava Grease e Satuday Night Fever - no Brasil conhecido como Embalos de Sábado à Noite -, responsáveis pela coroação de John Travolta como um dos ícones da vez, e, no caso deste último filme, pela popularização da Era Disco. Estreavam, ainda, clássicos como Tubarão, de Steven Spielberg; Alien, o oitavo passageiro, de Ridley Scott; e as bem sucedidas franquias Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola; e Star Wars, de George Lucas.

Enquanto isso, despontavam na música a Disco Music, com o sucesso de bandas como ABBA e Bee Gees; além do movimento Punk Rock, tendo como expoente, na cena nova-iorquina, os Ramones, e os Sex Pistols, na Grã Bretanha.
Sex Pistols, representantes da cena Punk Rock inglesa.
Ainda, popularizava-se o Glam Rock, surgido nos anos 60 na Inglaterra, com seu visual extravagante e andrógeno, representado, principalmente, por David Bowie, e seu alter ego Ziggy Stardust, um alien que veio à Terra com sua banda The Spiders From Mars.
À esquerda David Bowie na era Ziggy Stardust. À direita, cena do clipe 'Life on Mars?'.
Ainda na era Ziggy Stardust, capa do álbum Aladdin Sane (1973), icônica pelo lightning bolt no rosto.
Assim, como era esperado, a música exerceu influência direta no modo como as pessoas se vestiam. A maior inspiração fashion da década advinha do movimento hippie, tendo as estampas como marca registrada. Além disso, calças jeans e macacões boca de sino, acompanhados de blusas gola alta, 'terninhos', sapatos plataformas, meias-calças coloridas, e camurça também faziam parte do estilo.





Destacam-se como ícones fashion Cher, com sua impecável extravagância, e Jane Birkin, a francesa - ainda que tenha nascido britânica- mais icônica de todos os tempos, e seu effortless look.
Cher, ícone absoluto dos anos 70.
Jane Birkin, sinônimo de elegância das décadas de 60 e 70.
Muito embora os anos 1990 impere nas tendências há algum tempo, algumas marcas, recentemente, tem apresentado coleções inspiradas pelos seventies, como, por exemplo, os Desfiles Ready-To-Wear Fall 2019 de Kate Spade, presente no shape das calças e vestidos, e Victoria Beckham, na alfaiataria e na modelagem das camisas.
Desfile Kate Spade Fall 2019
Desfile Victoria Beckham Fall 2019
Então, para te inspirar a adotar o look ou, até mesmo, reciclar alguma peça vintage que caso você possua, mas ache datada demais, separei alguns exemplos de como isso pode ser incorporado ao seu guarda-roupas.
@jeannedamas
@jeannedamas 
@meganellaby
Fotos: Pinterest/Reprodução
Espero que tenham gostado.

Posts Relacionados

0 comentários.