O que é clean beauty, a grande tendência do mercado de cosméticos?

by - maio 22, 2020

clean beauty
Foto: Reprodução/Freepik
A busca por uma vida mais saudável é a maior constante dos últimos anos. De repente, tudo aquilo que leva os nomes 'orgânico, natural ou vegan' passou a ter mais valor. 

E é claro que a indústria de cosméticos também viu nisso uma oportunidade, dando início ao movimento de clean beauty. Marcas como a GOOP Beauty, de Gwyneth Paltrow, por exemplo, construíram verdadeiras fortunas vendendo não apenas produtos, mas sim um estilo de vida.

produtos goop beauty
Foto: @goopshop. (Reprodução/Instagram)

O que é clean beauty?

Como ainda não existem legislações específicas para regulamentação do tema, a definição do que seria uma beleza limpa é ampla em interpretações. Porém, na busca pelo conceito, nota-se alguns critérios adotados. São eles:

1) Adeus ingredientes tóxicos.

Conservantes químicos, parabenos, silicones e substâncias consideradas cancerígenas são alguns dos componentes banidos das fórmulas.

2) Adotar políticas de sustentabilidade é algo imprescindível.

A marca deve estar consciente tanto de sua responsabilidade ambiental, quanto a de seus fornecedores, o que vai muito além de ingredientes naturais e orgânicos. A preocupação em diminuir, ou até mesmo eliminar, os impactos no meio ambiente gerados por sua atividade é contínua. 

3) A confiabilidade é a chave do negócio.

Construir uma relação de confiança com o consumidor é igualmente um dos princípios do movimento. A ideia central é que as empresas sejam transparentes, não somente em seus rótulos, como também em relação a seus valores. 

Em resumo, o significado de clean beauty está atrelado ao de saúde e segurança. Não se trata apenas sobre ser vegano.

Com a popularização, o termo passou a ser utilizado indiscriminadamente em produtos, com o objetivo de parecerem mais ecológicos do que na realidade são, prática chamada de greenwashing. Por isso, para não ser enganado, é importante ficar atento à reputação e certificações das empresas que proclamam por aí ser eco-friendly.

No Brasil, além de marcas importadas referências no assunto, como Biossance e Weleda, por exemplo, é também possível encontrar ótimas opções nacionais. Abaixo você conhecerá quatro que adotam a filosofia. Confira:

SALLVE
Lançada no ano passado, a Sallve rapidamente se tornou um sucesso. A marca de skincare, que tem Julia Petit como uma das fundadoras, foca nas necessidades reais de seus consumidores, que colaboram no desenvolvimento das fórmulas, criando produtos seguros, eficientes e acessíveis.

SIMPLE ORGANIC
Democratizar a beleza natural por meio de produtos orgânicos é um dos objetivos da Simple Organicque aposta na multifuncionalidade de seus itens. A Green Water, por exemplo, pode ser utilizadas no rosto, corpo e cabelos.

CARE NATURAL BEAUTY
A CARE é outra a adotar a multifuncionalidade em seus produtos como forma de promover um consumo mais consciente. A marca ainda se destaca por se envolver em causas sociais, como é o caso do projeto Orienta Vida, que apoia mulheres que estão saindo de situações de vulnerabilidade social.

BAIMS NATURAL MAKEUP
Com sede no Brasil e na Alemanha, a BAIMS deseja oferecer produtos de alta qualidade e tecnológicos, respeitando os princípios da sustentabilidade e transparência com os usuários. As maquiagens, que vêm em embalagens lindas de bambu, são produzidas com ingredientes orgânicos e certificados.

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