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| Foto: Reprodução/Freepik |
A busca por uma vida mais saudável é a maior constante dos últimos anos. De
repente, tudo aquilo que leva os nomes 'orgânico, natural ou
vegan' passou a ter mais valor.
E é claro que a indústria de cosméticos também viu nisso uma oportunidade,
dando início ao movimento de clean beauty. Marcas como a
GOOP Beauty, de Gwyneth Paltrow, por exemplo, construíram verdadeiras
fortunas vendendo não apenas produtos, mas sim um estilo de vida.
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| Foto: @goopshop. (Reprodução/Instagram) |
O que é clean beauty?
Como ainda não existem legislações específicas para regulamentação do tema, a
definição do que seria uma beleza limpa é ampla em interpretações. Porém, na busca pelo conceito, nota-se alguns critérios adotados. São eles:
1) Adeus ingredientes tóxicos.
Conservantes químicos, parabenos,
silicones e substâncias consideradas cancerígenas são alguns dos
componentes banidos das fórmulas.
2) Adotar políticas de sustentabilidade é algo imprescindível.
A marca deve estar consciente tanto de sua responsabilidade ambiental, quanto a de seus fornecedores, o que vai muito além de ingredientes naturais e orgânicos. A preocupação em diminuir, ou até mesmo eliminar, os impactos no meio ambiente gerados por sua atividade é contínua.
3) A confiabilidade é a chave do negócio.
Construir uma relação de confiança com o consumidor é igualmente um dos
princípios do movimento. A ideia central é que as empresas sejam transparentes, não somente em seus rótulos, como também em relação a seus valores.
Em resumo, o significado de clean beauty está atrelado ao de saúde e segurança. Não se trata apenas sobre ser vegano.
Com a popularização, o termo passou a ser utilizado indiscriminadamente em produtos, com o objetivo de parecerem mais ecológicos do que na realidade são, prática chamada de greenwashing. Por isso, para não ser enganado, é importante ficar atento à reputação e certificações das empresas que proclamam por aí ser eco-friendly.
No Brasil, além de marcas importadas referências no assunto, como Biossance e Weleda, por exemplo, é também possível encontrar ótimas opções nacionais. Abaixo você conhecerá quatro que adotam a filosofia. Confira:
SALLVE
Lançada no ano passado, a Sallve rapidamente se tornou um sucesso. A marca de skincare, que tem Julia Petit como uma das fundadoras, foca nas necessidades reais de seus consumidores, que colaboram no desenvolvimento das fórmulas, criando produtos seguros, eficientes e acessíveis.
SIMPLE ORGANIC
Democratizar a beleza natural por meio de produtos orgânicos é um dos objetivos da Simple Organic, que aposta na multifuncionalidade de seus itens. A Green Water, por exemplo, pode ser utilizadas no rosto, corpo e cabelos.
CARE NATURAL BEAUTY
A CARE é outra a adotar a multifuncionalidade em seus produtos como forma de promover um consumo mais consciente. A marca ainda se destaca por se envolver em causas sociais, como é o caso do projeto Orienta Vida, que apoia mulheres que estão saindo de situações de vulnerabilidade social.
BAIMS NATURAL MAKEUP
Com sede no Brasil e na Alemanha, a BAIMS deseja oferecer produtos de alta
qualidade e tecnológicos, respeitando os princípios da sustentabilidade
e transparência com os usuários. As maquiagens, que vêm em embalagens lindas de bambu, são produzidas com
ingredientes orgânicos e certificados.


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